Se voltarmos algumas décadas no tempo, vamos lembrar de uma Odontologia pouco acessível e com limitadas técnicas de recuperação. Como consequência, o número de extrações era altíssimo.

E esta Odontologia antiga deixou marcas. É expressivo o número de pessoas que precisaram substituir um ou muitos dentes perdidos no passado. Além disso, o avanço da medicina, o acesso à informação e o cuidado preventivo com a saúde tem aumentado a expectativa de vida. Então, a necessidade de reabilitação oral para manter dentes bonitos e funcionais até o final da vida também é crescente.

Hoje com os avanços da Odontologia, existem inúmeras alternativas confortáveis, econômicas e seguras para tem um sorriso perfeito e saudável. Uma delas é o implante All-on-4, a solução mais utilizadas para os casos de perdas de dentes em virtude de doenças ou por extrações precoces da antiga Odontologia.

O que é All-on-4?

O All-on-4 é uma prótese dentária que é suportada por 4 implantes, e pode ser usada tanto na arcada inferior quanto na superior. Ele foi criado em 2003 em nosso país , como uma solução para reduzir o número de implantes, simplificando o tratamento e permitindo a fixação de próteses de resina acrílica. É muito utilizada para os pacientes que perderam todos os dentes de uma arcada e que sofrem com as próteses removíveis. Podem ser usados tanto na arcada superior quanto inferior.

Em que casos o All-on-4 pode ser utilizado?

O All-on-4 tem como objetivo a satisfação e o conforto dos pacientes, apresentando as seguintes vantagens:

 

  • All-on-4 é menos invasivo e traumático. Além de ser mais rápido;

  • O custo é menor já que o número de implantes é reduzido.

  • O procedimento cirúrgico é bastante simplificado e de curta duração, 1 a 2 horas para uma reabilitação completa.

  • A prótese fixa pode ser instalada imediatamente (e pode ser provisória ou definitiva, o que depende do caso do paciente).

  • Permite tratar pacientes com diabetes, osteoporose ou outras condições de saúde usualmente contra indicadas para o enxerto ósseo.

  • Elimina o desconforto e a insegurança da prótese móvel.

O método foi desenvolvido para maximizar a utilização do osso disponível e, assim, permitir a reabilitação mais rápida do paciente. No entanto, o implantodontista é quem deve dar orientações precisas sobre o melhor tipo de tratamento a ser utilizado para recuperar os dentes perdidos. Por isso, é importantíssimo realizar uma avaliação oral sem custos, oferecida pela Oral Dent, para que ele possa fazer uma análise completa da sua saúde bucal.

Como funciona o tratamento All-on-4 ?

Como qualquer outra técnica de implante, o sucesso do All-on-4 depende da combinação de experiência profissional e planejamento preciso e bem executado.

Na Oral Dent todo o paciente passa por uma avaliação minuciosa para que seja determinada a melhor alternativa e o resultado seja previsível e seguro. O plano de tratamento é personalizado e assim sabemos que a reabilitação será bem-sucedida.

Nas consultas iniciais são oferecidos os exames de diagnóstico, realizadas as avaliações iniciais, moldagens e tudo o que possa assegurar um planejamento preciso.

Depois de concluída esta etapa, acontece o procedimento cirúrgico para instalação dos implantes e após uma breve pausa para recuperação a prótese já pode ser instalada.

 

O paciente já sai da Oral Dent com uma prótese, que pode ser provisória ou definitiva, dependendo do caso.

Porém, o período de 4 a 6 meses após a cirurgia marcam o período de ósseointegração, onde acontece a formação do novo tecido ósseo ao redor do implante, o que ajuda na estabilização e manutenção. Neste período, é fundamental o cuidado com a dieta e a visita regular ao médico dentista.

O All-on-4 apresentam riscos?

A técnica exige rigorosa indicação, avaliação e conhecimento da equipe cirúrgica e protética. O planejamento do caso e o estudo das opções de tratamento devem ser cuidadosamente avaliados para minimizar os riscos. Um dos nossos cirurgiões experiente e treinado associado a exames tomográficos, protótipos tridimensionais, guias cirúrgicos, planejamento protético e cirúrgico preciso, tornam a técnica a cada anos mais segura. No entanto, é um procedimento cirúrgico como qualquer outro e, apesar de não serem frequentes, os riscos precisam ser considerados.

E quanto tempo dura o All-on-4?

Cada caso é um caso e além das questões fisiológicas, existem os cuidados diários como os que falei antes, relacionados a higiene. Mas, a literatura aponta que mais de 90% dos implantes All-on-4 planejados e instalados corretamente, apresentam-se em boca por 10 a 15 anos após a sua colocação.

Lembre-se: Nada substitui a avaliação do Especialista. Agende sua avaliação oral sem custos e venha conhecer a Oral Dent.

Acreditamos em uma Odontologia que reabilita sorrisos e na informação que transforma vidas. Afinal, não tem nada mais gratificante do que ver alguém voltar a sorrir com segurança e viver com qualidade e saúde.

A sua consulta de avaliação oral sem custos inclui:

Avaliação Oral, Ortopantomografia (Raio X)  e Plano de Tratamento. 

A LabMED Oral Dent é uma nova rede de clínicas de medicina dentária do Grupo LabMED Saúde. As clínicas dentárias Oral Dent são especializadas em implantologia, ortodontia e cirurgia, estando integradas numa rede de clínicas médicas multidisciplinares. em toda a zona norte e centro de Portugal. 

  • Facebook - OralDent
  • Instagram - OralDent
  • LinkedIn - OralDent
  • Twitter - OralDent
  • YouTube - OralDent
Telefone.png