Oclusão, Disturbios Temporomandibulares (DTM) e Bruxismo

 

Os Disturbios Temporomandibulares são desequilíbrios funcionais ao nível da articulação temporomandibular e/ou dos musculos faciais, que originam palterações da forma como mastigamos, como os dentes contactam, limitando muitas vezes a forma como movimentamos a abertura e fecho da boca.

Estes desequilíbrios podem ocasionar ruídos na articulação da mandíbula (estalidos), dores de cabeça, dor que irradia para a zona infraocular, zona do pescoço, etc.. Podem ainda limitar a forma como mastigamos e ter dores musculares no período matinal ou ao fim do dia. 

Muitas vezes associado temos o Bruxismo - uma parafunção nervosa que leva ao ranger ou apertar dos dentes. Como consequência temos os disturbios da articulação e musculares, dores faciais, desgaste excessivo de dentes, perda de restaurações ou de reabilitações orais. 

O tratamento deve ser multidisciplinar sendo muitas vezes  aconselhável a colocação de uma goteira de forma a restabelecer o equilíbrio muscular e articular. Para além disso a reduçação de habitos novicos, o tratamento de pontos de contratura são fundamentais para o restabelecimento do equilibrio. Muitas vezes o tratamento ortodôntico ou a reabilitação oral são fundamentais a uma melhoria dos sintomas.

Os nossos clínicos estão perfeitamente formados e conscientes dos sintomas e consequências, directas e indirectas, bem como da melhor forma para a sua resolução, sendo, muitas vezes, necessária uma colaboração e complementaridade com outras áreas da saúde, tais como oftalmologia, fisioterapia e ortopedia.

A LabMED Oral Dent é uma nova rede de clínicas de medicina dentária do Grupo LabMED Saúde. As clínicas dentárias Oral Dent são especializadas em implantologia, ortodontia e cirurgia, estando integradas numa rede de clínicas médicas multidisciplinares. em toda a zona norte e centro de Portugal. 

  • Facebook - OralDent
  • Instagram - OralDent
  • LinkedIn - OralDent
  • Twitter - OralDent
  • YouTube - OralDent
Telefone.png