
A endodontia é a área da medicina dentária que trata a polpa dentária, que, juntamente com a dentina, o cemento e o esmalte, compõem o dente.
O endodonto é representado pela dentina, polpa e pela cavidade pulpar.
Quando ocorrem agressões externas, sendo as cáries as mais comuns, é necessário proceder-se ao seu tratamento, removendo-se a polpa dentária, total ou parcialmente, eliminando as bactérias existentes e selando os canais. A endodontia (vulgarmente designada de desvitalização) faz o tratamento do canal, possibilitando a manutenção do dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos periapicais.
Na endodontia remove-se o tecido mole (nervo), limpa-se a inflamação e obtura-se o canal radicular, podendo ser receitada medicação ao paciente, em caso de necessidade e eficácia para o tratamento. A endodontia pode ser manual ou mecanizada, sendo esta última mais rápida e cómoda, estando disponível nas nossas clínicas.
A endodontia está indicada, nomeadamente, para casos de cáries profundas, dores muito fortes que já não desaparecem com analgésicos e em dentes nos quais irão ser colocadas coroas ou próteses.