Como limpar as próteses, sejam fixas ou removíveis.

Atualizado: 23 de Mai de 2019

Limpar as próteses, sejam fixas ou removíveis, pode revelar-se um processo confuso para alguns Pacientes. Existem vários mitos que recomendam práticas que nem sempre são as mais indicadas. No entanto, há procedimentos simples que devem ser adoptados.


No caso das próteses fixas, a limpeza é idêntica aos que teria com uma dentição natural. Neste sentido, a escovagem deve ser feita utilizando a pasta dentífrica e a escova de dentes habituais. O único aspecto que deverá merecer uma atenção especial é a escolha do fio dentário. É recomendada a utilização do "passa fio" - um tipo de fio dentário feito de plástico que possui um formato de agulha que serve para auxiliar a entrada do fio dentário entre os dentes. Para usar, basta prender o fio dentário na entrada deste acessório e realizar a limpeza.


Relativamente às próteses removíveis, há aspectos que deve ter em atenção:


Retire a prótese - Para garantir o melhor resultado possível, deve retirar a prótese e proceder à limpeza da peça fora da boca.


Coloque uma toalha no lavatório - Pode parecer inútil, mas a verdade é que muitas próteses acabam por se partir por escorregarem e caírem, na sequência da limpeza.

Opte por uma escova macia! Utilize uma escova com filamentos suaves, de preferência que seja própria para a limpeza de próteses. De outro modo, poderá criar ranhuras nos dentes, o que facilita a aderência dos alimentos e das bactérias à prótese.


Evite a pasta de dentes comum - As características da pasta dentífrica vulgar podem levar à erosão da prótese, contribuindo também para que os alimentos fiquem agarrados com maior facilidade e para um aumento das bactérias na boca (uma das principais causas de mau hálito). Deverá utilizar um produto específico para as próteses, recomendado pelo seu médico.


Use pastilhas efervescentes - Escovar a prótese não é suficiente. É recomendável que, durante 5 a 10 minutos, coloque a prótese num copo com água morna e uma pastilha especial para o efeito. Não precisa de o fazer todos os dias (e pode fazê-lo durante o banho, para ganhar tempo), mas é uma técnica muito útil para eliminar restos de alimentos.


Enxague a sua prótese! No final, lave a sua prótese com água e coloque-a novamente na boca.



82 visualizações

A LabMED Oral Dent é uma nova rede de clínicas de medicina dentária do Grupo LabMED Saúde. As clínicas dentárias Oral Dent são especializadas em implantologia, ortodontia e cirurgia, estando integradas numa rede de clínicas médicas multidisciplinares. em toda a zona norte e centro de Portugal. 

  • Facebook - OralDent
  • Instagram - OralDent
  • LinkedIn - OralDent
  • Twitter - OralDent
  • YouTube - OralDent
Telefone.png