Existem cáries nos dentes de leite?

Atualizado: 23 de Mai de 2019


As cáries nos dentes de leite são um problema frequente. Muitas crianças têm problemas orais antes do nascimento dos dentes definitivos, que rompem entre os 5 e os 7 anos de idade.


As cáries nos dentes de leite devem-se, sobretudo, ao uso do biberão ou chupeta durante muito tempo e à insuficiente higiene oral – apesar de temporários, os dentes de leite devem ser escovados depois de cada refeição.


Especialmente durante o sono, existe uma diminuição da saliva que favorece a retenção dos alimentos junto dos dentes, o que leva ao desenvolvimento de cáries. A adição de açúcares e cereais ao leite, ou o uso do biberão para oferecer sumos ou chás açucarados também contribui para o aparecimento de cáries nos dentes de leite. Neste sentido, a partir do momento em que a criança conseguir manobrar um copo, todos os líquidos devem ser oferecidos neste recipiente e nunca no biberão.

Os dentes temporários podem ser afectados por cáries tal como os definitivos. As características próprias dos primeiros dentes fazem com que, uma vez que se inicia a cárie dentária, esta avance rapidamente e afecte o tecido nervoso do dente mais rapidamente do que nos dentes definitivos.


Até aos 6 meses, os pais devem limpar a boca do seu bebé com um pano húmido. Entre os 6-24 meses, deverá usar-se uma compressa húmida ou escova com pasta adequadas (a quantidade de pasta deve ser do tamanho do dedo mindinho da criança). Entre os 2-4 anos, os pais devem utilizar uma escova de dentes suave e uma pasta com flúor para lavar os dentes da criança. Por volta dos 6 anos de idade é uma boa altura para muitas crianças começarem a lavar correctamente os dentes sozinhas.



37 visualizações

A LabMED Oral Dent é uma nova rede de clínicas de medicina dentária do Grupo LabMED Saúde. As clínicas dentárias Oral Dent são especializadas em implantologia, ortodontia e cirurgia, estando integradas numa rede de clínicas médicas multidisciplinares. em toda a zona norte e centro de Portugal. 

  • Facebook - OralDent
  • Instagram - OralDent
  • LinkedIn - OralDent
  • Twitter - OralDent
  • YouTube - OralDent
Telefone.png