Sabia que a primeira escova de dentes de cerdas apareceu na China por volta de 1498?


As cerdas eram muito duras, feitas de cabelos grossos que eram extraídos de uma espécie de Javali e fixadas numa pequena estrutura constituída de bambu ou de ossos. Atendendo a que o preço do pelo era muito elevado, as pessoas mais pobres não podiam comprar escovas de dentes individuais, e por isso, toda a família partilhava a mesma escova de dentes. Este tipo de escova de dentes propagou-se pela Ásia e pela Europa, sendo mais tarde substituída pela escova feita de pelo de cavalo.


Mais tarde, precisamente em 1938, surgiu nos Estados Unidos a Dr. West Miracle Tuft Toothbrush, a primeira escova de dentes com cerdas de Nylon. A evolução seguinte foi a da cerda macia, que apareceu pela primeira vez no início dos anos 50. Quanto à escova elétrica, foi idealizada em 1954 por Dr. Philippe-Guy Woog, sendo nos dias de hoje a primeira opção de inúmeros utilizadores. A pensar na sustentabilidade do planeta, foi também lançada uma escova de dentes biodegradável na Austrália, de forma a evitar que tantas escovas sejam descartadas por ano. Portugal tem procurado ser participativo nesta iniciativa: um grupo de amigos portugueses lançou, em Agosto de 2017, uma escova de dentes feita em bambu, por se tratar da planta detentora de propriedades antibacterianas, extremamente benéfica para os solos e para a higiene oral.


61 visualizações

A LabMED Oral Dent é uma nova rede de clínicas de medicina dentária do Grupo LabMED Saúde. As clínicas dentárias Oral Dent são especializadas em implantologia, ortodontia e cirurgia, estando integradas numa rede de clínicas médicas multidisciplinares. em toda a zona norte e centro de Portugal. 

  • Facebook - OralDent
  • Instagram - OralDent
  • LinkedIn - OralDent
  • Twitter - OralDent
  • YouTube - OralDent
Telefone.png